Laboratório de Paleontologia

USP - Ribeirão Preto
menu

Novo artigo do PaleoLab.

31/07/2017


Foi publicado ontem, no Journal of Herpetology (veja aqui), artigo de Sílvio Onary, Thiago Fachini e Annie Hsiou, com uma revisão completa das serpentes fósseis do Brasil. Fala até "dessa" aí do lado!


XXV Congresso Brasileiro de Paleontologia.

22/07/2017


Entre 21 e 26 da julho, o PaleoLab organizou, em conjunto com colegas da UNESP e UFSCar, na Faculdade de Direiro de Ribeirão Preto-USP, o XXV Congresso Brasileiro de Paleontologia, com a participação de quase 500 pessoas e apresentaçõa de mais de 300 trabalhos.


Prof.a Dr.a Mariela Castro.

28/06/2017


Na semana passada, a Mariela (habitante do PaleoLab desde o Paleozoico, em foto ao lado de 2008) passou em primeiro lugar no concurso público para professor de Zoologia de Vertebrados e Biogeografia, na Universidade Federal de Goiás (UFG) campus Catalão. Parabéns Mari, que logo vai para a área dos egressos na página.


Novo roedor do Mioceno do Acre.

12/06/2017


Foi publicado hoje, no periódico Historical Biology (veja aqui), artigo com co-autoria de Annie Hsiou e Marcos Bissaro, em conjunto com colegas da UFAC e UFSM, descrevendo Ferigolomys pacarana, uma nova espécie de caviomorfo da Formação Solimões (Mioceno), no Acre. O nome genérico homenageia Jorje Ferigolo, ex-orientador da Annie.


Alemoatherium huebneri.

23/05/2017


Foi publicado hoje, no periódico Papers i​n Palaeontology (veja aqui), artigo com co-autoria de Max Langer, em conjunto com colegas da UFRGS, UFSM e UNIVASF, descrevendo uma nova espécie de "minicinodonte", próximo à origem mamaliana, da Formação Santa Maria (Triássico), no Rio Grande do Sul. A imagem ao lado retrata um animal semelhante (Bonacynodon schultzi).


Campo na Argentina.

08/05/2017


Entre 21 de abril e 07 de maio (e pelo segundo ano consecutivo), o PaleoLab, em conjunto com colegas do MACN, CRILaR e UFRGS, realizou trabalho de campo em depósitos triássicos da Formação Ischigualasto, em La Rioja, Argentina. Foram coletados fósseis de rincossauros, cinodontes e arcossauros. Na foto (da esquerda para a direita): Blair, Julian, Martin Hechenleitner, Max, Felipe Montefeltro, Agustin Martinelli - acima; Martin Ezcurra, Julia Desojo, Jimena Trotteyn, Belén von Baczko e Voltaire Paes Neto - abaixo).


Brasilichnium anaiti.

29/04/2017


Foi publicado essa semana, no periódico Ichnos​ (veja aqui), artigo de Simone D'Orazi-Porchetti, ex-posdoc do PaleoLab, e Max Langer, em parceria com  colega da UNESP campus Rio Claro, Reinaldo Bertini, descrevendo uma nova icnoespécie de mamífero da Formação Botucatu (Juro-Cretáceo) da Bacia do Paraná, na região de Araraquara-SP.


Juvenil de titanossauro.

05/04/2017


Foi publicado hoje, na Cretaceous Research​ (veja aqui), artigo de Julian Silva Júnior, em parceria com colegas da UFTM, descrevendo um juvenil de titanossauro (Dinosauria, Sauropoda) do Cretáceo Superior da região de Uberaba-MG.
Ao lado, grupo de titanossauros por Marcos Paulo.


Nem só de fósseis vive o PaleoLab.

04/04/2017


Foi publicado hoje, na Tropical Conservation Science​ (veja aqui), artigo de Mariela Castro, em parceria com colegas da Oklahoma State University, sobre a biogeografia ecológica do tatu-peludo-dos-andes (Dasypus pilosus), esse simpático bichinho aí do lado.


Novo Mourasuchus da Venezuela.

07/03/2017


Foi publicado hoje, na PeerJ (veja aqui), artigo de Giovanne Cidade e Annie Hsiouem parceria com colegas venezuelanos e da UFU, descrevendo uma nova espécie de jacaré, Mourasuchus pattersoni, do Mioceno da Formação Urumaco, Venezuela, e propondo uma nova filogenia para Caimaninae. Parabéns a todos!


Finalmente reforma pronta.

04/03/2017


Depois de quase um mês de reformas, a nova cara do PaleoLab. Sim, é evidente que eles estão só fingindo trabalhar.


Defesa do Fábio.

04/02/2017


Ontem, 03/02/2017, o Fábio Carbonaro defendeu seu doutorado sobre trilobitas devonianos no PPG em Biologia Comparada. Na foto (da esquerda para a direita): Renato (orientador de fato), Juliana Leme, Fábio, Luiz Eduardo Anelli, Max (orientador no papel) e Sandro Sheffler.


Mais publicações e novidades.

30/01/2017


Na mesma edição da RBP em que saíu o 100o trabalho do PaleoLab, saiu o 101o! Esse mais normal, sobre dinos do Triássico gaúcho (veja aqui). Além disso, semana passada o PaleoLab recebeu o Blair McPhee, seu mais novo pós-doc (na foto ao lado), e essa semana começam as reformas...


100 e contando ...

30/01/2017


Não é sem uma boa dose de ironia que o centésimo artigo do PaloLab é sobre palinologia do Devoniano. Quarto de uma série de artigos desdobrados da tese de doutorado do Fábio Carbonaro, a ser defendina nesse fim dessa semana junto ao PPG em Biologia Comparada. Parábens ao Fabio e ao Renato Ghilardi seu orientador "na real". 


PaleoNatal 2016.

22/12/2016


Na sexta dia 16/12/2015 foi celebrado o PaleoNatal 2016 na casa da Mariela. Houve churrasco dos paleo-kids, chopp Lund e a presença da família (mãe, irmã e namorada) do Shummi, além da namorada do Julian e do namorado do Fuzil. Ah, e o Olivério!


XXV Congresso Brasileiro de Paleontologia.

15/12/2016


Já está disponível a página do XXV Congresso Brasileiro de Paleontologia (veja aqui), a se realizar no campus de Ribeirão Preto da USP, entre 17 e 21 de Julho de 2017. See you in Ribeirão!


PaleoLab no Esporte Espetacular.

04/12/2016


Divulgada hoje (veja aqui) reportagem gravada em 2012 sobre coleta de fósseis na Chapada Diamantina. O programa foi filmado para o Planeta Extremo, mas foi ao ar somente agora devido à trágica morte do câmera Ari Jr. (na foto ao lado e que participou das gravações da reportagem) no vôo da Chapecoense.


Nem só de Paleonto vive o PaleoLab.

24/11/2016


Ontem, foi publicado (veja aqui) artigo de Arquelogia com participação de Marcos Bissaro, doutorando do PaleoLab. O artigo saiu na revista Antiquity e descreve rituais complexos de ameríndios registrados em depósitos do Holoceno inicial da Lapa do Santo, em Minas Gerais.


Defesa do Sílvio.

20/11/2016


Na sexta dia 18/11 o Sívio defendeu seu mestrado sobre serpentes fósseis. Participaram da banca os doutores Liza Pacheco, Marco de França, Max Langer e, sua orientadora (feliz na foto com o humor maroto do aluno), Annie Hsiou. Parabéns ao Sílvio pelo exelente desempenho!


Ixalerpeton & Buriolestes.

11/11/2016


Foi publicado ontem, na Current Biology (veja aqui), artigo de atuais (Max Langer, Júlio Marsola) e ex- (Jonathas Bittencourt, Mario Bronzati) membros do PaleoLab, descrevendo duas novas espécies de dinosauromorfos do Triássico do Rio Grande do Sul. Trabalho em conjunto com colegas da ULBRA, UFSM, Museu Nacional, entre outros.


Andando, correndo e pulando.

31/10/2016


Foi publicado hoje, na Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology (veja aqui), artigo de Simone D' Orazi Porchetti (elaborado quando esse era pós-doutorando do PaleoLab) e Max Langer, em parceria com colega da UNESP campus Rio Claro, Reinaldo Bertini, descrevendo a variabilidade locomotora do mamífero Brasilichnium elusivum com base em pegadas da Formação Botucatu, em Araraquara.


Novo artigo do PaleoLab.

27/10/2016


Foi publicado hoje, na revista Historical Biology (veja aqui), artigo de Guilherme Hermanson, Gabriel Ferreira e Max Langer, descrevendo um placa periferal de tartaruga da Bacia Bauru, região de Uberaba, que representa o maior podocnemidóideo do Cratáceo. Esse foi o primeiro artigo de um aluno de graduação da históra do PaleoLab. Parabéns ao Squirtle, que na foto presenta o trabalho no X SBPV, no Rio de Janeiro.


Campo em Candelária, RS.

16/10/2016


Entre 10 e 14 de Outubro de 2016, equipe do PaleoLab, em conjunto com a UFRGS e Museu Aristides Carlos Rodrigues, realizaram trabalho de campo em rochas triássicas da região de Candelária-RS. Na foto (da esquerda para a direita): Luan, Schultz, Tomaz, Wafa, Morgan, Carlos, Fuchs, Agustin, Marcel e Marco (em pé), Voltaire, Squirtle, Max, Bete e Ana (sentados).


X Simpósio Brasileiro de Paleontologia de Vertebrados.

09/10/2016


Entre 03 e 07 de Outubro de 2016, membros e ex-membros do PaleoLab, participaram do X SBPV, no Museu Nacional, Rio de Janeiro. Na foto (na Feira de São Cristóvão e da esquerda para a direita): Gabriel, Felipe Muniz, Sílvio, Bruno, sanfoneiro, Felipe Montefeltro, Giovanne e Annie.


Novo campo no Acre.

17/09/2016


Entre Agosto e Setembro de 2016, equipe do PaleoLab, incluino Marcos, Sílvio, Felipe (primeiro, segundo e quinto na foto, da direita para a esquerda), entre outros, fizeram extenso trabalho de campo nos rios Juruá e Purus, no Acre. Trabalho em parceria com colegas da UFAC e FZB/RS.


Palestra sobre dinossauros.

04/09/2016


No início do mês passado, o Max ministrou a palestra "Quando os gigantes caminhavam sobre a Terra" no programa "Adote um cientísta" da Casa da Ciência, Hemocentro de Ribeirão Preto. A platéia eram alunos do ensino fundamental e a apresentação está disponível aqui.


Gavialóideos e caimaníneos do Acre.

02/09/2016


Na mesma edição da Revista Brasileira de Paleontologia, Giovanne Mendes Cidade publicou artigo descrevendo novos fósseis de crocodilos do Mioceno do Acre. Trabalho em conjunto com colegas da UFRJ, UFU e CPRM. Na figura ao lado, elementos mandíbulares de gavialóideos, incluindo Gryposuchus.


Lagartos da Gruta do Urso.

02/09/2016


Essa semana, Annie Hsiou e Silvio Onary-Alves publicaram na Revista Brasileira de Paleontologia artigo descrevendo novos fósseis de lagartos teídeos quaternários da Gruta do Urso, no Tocantins. Trabalho em conjunto com colegas da UNIRIO e da East Tennessee State University. Na figura ao lado, mandíbula em vistas lateral e medial.


Artigo de divulgação sobre tartarugas.

13/07/2016


Ontem, Gabriel Ferreira publicou um artigo de divulgação científica sobre a origem da carapaça das tartarugas na Revista da Biologia. Este se trata de um periódico científico voltado a divulgar estudos de todas as áreas da Biologia, tendo como objetivo (entre outros) criar uma ponte informativa entre as comunidades acadêmica e não acadêmica.


Um artigo de Boa.

06/07/2016


Hoje, Sílvio Onary-Alves e Annie Hsiou publicaram, na Alcheringaartigo descrevendo fósseis de jibóia (Boa constrictor) do famoso poço de piche El Breal del Orocual, Plio-Pleistoceno da Venezuela. Mais uma colaboração com Ascanio Rincón, do Instituto Venezoelando de Investigaciones Científicas (IVIC). 


Defesa da Jeanninny.

02/07/2016


Ontem, 01/06/2016, a Jeanninny defendeu seu doutorado sobre Tentaculitoidea no PPG em Biologia Comparada. Na foto (da esquerda para a direita): Max (orientador no papel), Jeanninny, Renato (orientador de fato), Élvio Bosetti, Juliana Leme e Liza Pacheco


Mais despedidas!

24/06/2016


Pra não dizer que somos preconceituosos com tafônomos e tartarugólogos, o Marquinho (à esquerda, contemplativo) e o Fumaça (à direita, rindo como sempre) também vão nos deixar mais para o final do ano, para seus sanduiches respectivamente na University of Arkansas, EUA, e na Universität Tübingen, Alemanha. 


Containers!

24/06/2016


Sim, está sendo finalizada a instalação dos containers que irão abrigar os laboratórios de preparação de fósseis e de (eca!!!) bicos vivos (porém mortos). Agradecemos o apoio especialmente da equipe de nivelamento de terreno.


Finalmente os ovinhos do "pissarra"!

16/06/2016


Hoje foi publicado, na Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecologyartigo de Júlio Marsola, que o orientador dele queria que ele tivesse publicado três anos atrás, mas valeu esperar pelo exelente resultado. Parceria com os colegas Alessandro Batezelli (Unicamp), Felipe Montefeltro (Unesp) e Gerald Grellet-Tinner (CRILaR).


Despedidas...

10/06/2016


No fim de semana passado o Estevan seguiu para seu novo emprego na UNIVASF. No começo do mês que vem o Júlio parte para seu ano de doutorado sanduiche em Birmingham. Momentos diferentes, angustias equivalentes. O PaleoLab vai ficar (já está) com saudades e deseja muito sucesso à ambos.


Novo artigo do PaleoLab.

08/06/2016


Ontem foi publicado, na PeerJartigo de autoria de antigo (Marco Aurélio de França) e atuais (Júlio Marsola, Annie Hsiou, Max Langer) membros do PaleoLab, em parceria com colega da UFU, Douglas Riff, descrevendo novos elementos mandibulares do saurópodo Maxakalisaurus topai, coletados em rochas cretácicas da região de Prata-MG.


Visitantes extrangeiros.

05/06/2016


Essa semana o PaleoLab recebeu a visita dos pesquisadores Mike Caldwell (University of Alberta, Canadá) e Randall Nydam (Midwestern University, EUA), que trabalharam em projeto conjunto com a Prof. Annie. Na foto, um dos vários happy-hours desses dias, com os visitantes ao fundo.


Novo artigo do PaleoLab.

28/05/2016


Ontem foi publicado, na PeerJartigo de autoria de antigos (Pedro Godoy, Mário Bronzati, Estevan Eltink, Felipe Montefeltro) e atuais (Júlio Marsola, Giovanne Cidade, Max Langer) membros do PaleoLab, descrevendo a anatomia pós-craniana do crocodiliforme Pissarrachampsa sera, que (segundo a maioria dos autores) deveria compor um novo logotipo para o Laboratório. A ala ornitosuquiana protesta!


Campo na Argentina.

22/05/2016


Entre 02 e 13 de maio, equipe do PaleoLab, em conunto com colegas do MACN, CRILaR e UFSM, realizou trabalho de campo em depósitos triássicos da Formação Ischigualasto, na localidade de Hoyada del Cerro Las Lajas, em La Rioja, Argentina. Foram coletados fósseis de rincossauros, cinodontes e arcossauros. Na foto (da esquerda para a direita): Max, Martin Ezcurra, Rodrigo Müller, Júlio, Marco, Belén von Baczko, Jeremias Toborda, Lucas Fiorelli e Átila da Rosa.


Defesa do Paulo.

29/04/2016


Ontem, 28/04/2016, o Paulo defendeu seu mestrado no PPG em Biologia Comparada. Na foto (da esquerda para a direita): Mário de Vivo, Annie (orientadora), Paulo e Mariela.


Novo anfíbio do Permiano gaúcho.

15/04/2016


Publicado anteontem no Journal of Systematic Palaeontology a descrição e denominação de uma nova espécie de temnospôndilo, Konzhukovia sangabrielensis (veja aqui) da Formação Rio do Rasto, Permiano do Rio Grande do Sul. Estevan Eltink é coautor desse trabalho em parceria com colegas do CAPPA/UFSM.


Bem vindo Brasinorhynchus !

04/04/2016


Saiu nesse fim de semana na revista alemã Paläontologische Zeitschrift a descrição e denominação formais do "Rincossauro de Mariante" (veja aqui). Mais de 25 anos depois de sua descoberta, foi preciso três gerações de rincossaurólogos para desovar esse que talvez seja um dos mais emblemáticos fósseis do Triássico gaúcho. Assinam o trabalho César Schultz (orientador de mestrado do Max na UFRGS), o próprio Max e seu ex-aluno Felipe Montefeltro (hoje na UNESP).


Prof. Dr. Estevan Eltink!

14/03/2016


Saíu hoje o resultado! Nosso Estevan (Tevinho para os íntimos) passou em primeiro lugar no concurso público para professor de Paleoecologia e Biogeografia, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) campus Senhor do Bonfim-BA. Parabéns Estevan, que agora vai para a área dos egressos na página.


Quer saber o que é anagênese? Pergunte ao matamatá!

04/03/2016


Ontem foi publicado, na revista The Science of Nature (antiga Naturwissenschaften), artigo de autoria de Gabriel Ferreira, Max Langer e coautores, descrevendo novos materiais de Chelus (gênero que inclui a atual tartaruga-matamatá) do Mioceno da Venezuela. É sugerido que padrões anagenéticos caracterizaram a evolução desses animais pelos últimos 20 milhões de anos.


Novo material dinossauriano do Triássico do RS

17/02/2016


Ontem foi publicado, na revista Historical Biologyartigo de autoria de Rodrigo Müller, aluno da Universidade Federal de Santa Maria, co-orientado pelo Prof. Max, descrevendo achado de esqueleto parcial de um dinossauro "prosaurópodo" da região de Agudo-RS.


Bolsas de produtividade CNPq

17/02/2016


Boas novas para os docentes do PaleoLab. O CNPq concedeu bolsa de produtividade para a Profa. Annie e o Prof. Max progrediu para Pesquisador 1D. Gael, filho da Annie (com seu pai na foto à esquerda), agradece feliz que agora, como bom paulista, vai poder trocar o chimarrão por um bom leitinho.


Tudo o que você sempre quis saber sobre os Dasypodini

11/02/2016


Foi publicado essa semana, na Revista del Museo de La Plataartigo de autoria de nossa pós-doutoranda Mariela Castro que apresenta uma ampla revisão taxonômica dos tatus da tribo Dasypodini (Xenarthra, Cingulata, Dasypodidae), incluindo tanto táxons fósseis quanto viventes.


Orelhas de crocodilo

11/02/2016


Foi publicado essa semana, na revista Journal of Anatomy, artigo de autoria de Felipe Montefeltro (egresso do PaleoLab) em que é discutida a audição em crocodiliformes fósseis, com a interessante sugestão de que os Baurusuchidae (formas carnívoras do Cretáceo sul americano) possuíssem estruturas semelhandes às orelhas dos mamíferos.


Langeronyx brodiei

13/01/2016

Ontem foi publicado na revista Frontiers in Ecology and Evolution artigo de autoria de Martin Ezcurra, Felipe Montefeltro (egresso do PaleoLab) e Richard Butler que nomeia um rincossauro (Diapsida, Archosauromorpha) do Triássico Médio da Inglaterra em homenagem ao professo Max Langer. Na imagem: o holótipo de Langeronyx brodiei, crânio parcial depositado no Warwickshire Museum em Warwick, Inglaterra.


PaleoNatal 2015

17/12/2015

No sábado dia 12/12/2015 foi celebrado o PaleoNatal 2015 na casa do Marcos Bissaro. Houve espetinho, chopp Colorado, salada de batata da Annie, volley dos fora de forma e a participação da egressa Carol (Xirra) Laurini.


Curso da Profa. Julia Desojo

26/11/2015


Nos dias 19-23/10/2015 a Professora Julia Brenda Dejoso (Museo Argentino de Ciencias Naturales e Universidad de La Plata) esteve ministrando curso sobre Arcossauriformes triássico no contexto do PPG em Biologia Comparada, FFCLRP-USP. Na foto (esquerda para direita): Max, Gabriel, Julia, Giovanni, Thiago, Marcos, Ana Carolina, Gabriel e Andrés.


Novo artigo de Estevan Eltink

16/11/2015


Saiu hoje, em versão on-line first do Zoological Journal of the Linnean Society, artigo sobre o temnospôndilo Australerpeton cosgriffi, do Permiano do Paraná, com detalhes de sua anatomia craniana e posição filogenética (confira aqui). Trabalho em colaboração com colegas do Paraná (UEOP) e Rio Grande do Sul (UFRGS e UFSM)


Trabalho de campo no Acre

11/10/2015


Entre 07 e 23 de setembro, equipe do PaleoLab liderada pelo doutorando Marcos Bissaro, em conunto com a UFAC, realizou trabalhos de campo em depósitos miocênicos da Formação Solimões, nas localidades de Niteroi (foto), no Rio Acre, e Talismã, no Rio Purus. Foram coletados fósseis de mamíferos, jacarés e tartarugas.


Novo artigo da Profa. Annie

11/09/2015


Saiu hoje, na PLOS ONE, novo artigo sobre os esfenodontídeos, Clevosaurus, do Triássico do Rio Grande do Sul, com detalhes de sua anatomia craniana e posição filogenética (confira aqui). Também participam do artigo o ex-orientador da Annie (Prof. Jorje Ferigolo) e um egresso do PaleoLab (Prof. Marco Aurélio de França)


CBP 2017 em Ribeirão

07/08/2015


Na assembléia geral da Sociedade Brasileira de Paleontologia, realizada em 06/08/2015 no Crato/CE, ficou decidido que o XXV Congresso Brasileiro de Paleontologia será organizado pelo PaleoLab, com auxílio de colegas da UNESP e UFSCar, provavelmente em Ribeirão Preto. Foto do campus USP de Ribeirão Preto.


Artigos aceitos/publicados

02/08/2015


Vários artigos do PaleoLab foram publicados ou aceitos para publicação no meio do ano (detalhes aqui), incluindo trabalhos sobre anfíbios temnospôndilos, pterossauros e pegadas de mamíferos. Figuras ao lado de fontes diversas.


Campo na Tanzânia

30/07/2015


Ao longo de julho deste ano, equipe do PaleoLab, com a participação do Prof. Átila da Rosa (UFSM) esteve mapeando rochas Triássicas no sul da Tanzânia. Infelizmente, apesar de dezenas de afloramentos terem sido prospecados, nenhum fóssil de vertebrado foi encontrado. Foto da equipe na antiga vila de Msamara.


Novo artigo publicado

07/07/2015


No dia 30 de junho, o "Fumaça" (Gabriel Ferreira), publicou seu segundo artigo. Trata-se da descrição de uma nova espécie de tartaruga para o Mioceno da Venezuela, publicado na revista PeerJ. Na figura temos sua reconstrução em vida, por Rodolfo Nogueira.


Defesa do Giovanni

10/06/2015


Ontem, 09/06/2015, o Giovanni defendeu seu mestrado no PPG em Biologia Comparada. Na foto (da esquerda para a direita): Douglas (com o logo do PaleoLab projetado na testa), Giovanni (sem boné!!!), Annie (com a cara da mãe dela) e Daniel (sem nada engraçado para comentar).


Campo no Rio Grande do Sul

25/05/2015


Primeiras fotos de trabalho de campo em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para o sítio Linha São Luiz, em Faxinal do Soturno. Maio de 2015.


Novo artigo aceito para publicação.

25/04/2015


Finalmente!!!! Nem a gente botava mais fé! Semana passada o "Roque" (desde o ano passado na Alemanha) teve artigo aceito para publicação na Royal Society Open Science. O artigo trata de pulsos de diversificação e extinção na história evolutiva dos Crocodyliformes.


Campo na Venezuela.

25/04/2015


Bastante atrasado por conta da renovação do site. Em Fevereiro equipe do PaleoLab esteve em campo na Venezuela. Muito trabalho, alguns fósseis e uma quantidade responsável de cerveja. Foto no Parque Nacional Sierra Nevada (da esquerda para direita: Sílvio, Marcos, Monica, Simone, Max, Gabriel, Damian e Ascanio.